
Durante a gravidez o organismo da mulher passa por uma grande variação hormonal, o que resulta em diversas alterações relacionadas à cavidade bucal.
A hipossalivação e os enjoos matinais, dificultam a higiene bucal, facilitando para o desenvolvimento da gengivite, periodontite, resultando em complicações na boca que podem colaborar para o nascimento prematuro do bebê.
A placa bacteriana, composta por microrganismos, podem migrar para a corrente sanguínea, ocasionando a liberação de prostaglandinas (ácidos graxos com atividade hormonal), podendo antecipar o parto. Por isso, reforçar os hábitos de higiene bucal, realizando a escovação correta após as refeições, usando o fio dental são essenciais nessa fase.
O pré-natal odontológico é de extrema importância, pois é quando o dentista avalia as alterações, e indica o melhor tratamento. E não esqueça de que durante a gestação, deve ser mantido o acompanhamento, retornando ao consultório a cada início de trimestre ou no período aconselhado pelo dentista.
Não esqueça: a saúde do bebê começa na barriga da mamãe!





